domingo, 25 de setembro de 2016

Servidores na nuvem: Cloudatcost.com

Ano passado encontrei um serviço de hospedagem interessante que permite comprar processadores, memórias e espaço em disco "avulso" e depois montar os servidores conforme as necessidades. O mais curioso deste serviço é o custo. Por U$D 35,00 é possível comprar um processador, 512 MB de RAM e 10 GB de SSD. A compra é definitiva (nunca mais se deve pagar mais nada) e junto vem 1 IP fixo válido e consumo de rede ilimitado.

Se isto é pouco ainda temos grandes promoções onde é possível pagar U$D 56,00 por 6 processadores, 6 GB de RAM e 60 GB de SSD.

No momento que estou escrevendo isto já comprei no último ano, com menos de U$D 100,00: 14 processadores, 10 GB de RAM e 150 GB de SSD. E vou usando o que preciso e o resto uso para testes.




Se consideramos que eu estava pagando U$D 10 por mês no Dreamhost ha mais de 5 anos e que agora não preciso pagar mais nada, entendo que fiz um ótimo negócio.

Eu vejo dois problema até o momento.
1) Os servidores não são 100% estável, quando caem precisa abrir um ticket na Cloud as Cost para levantá-los de novo. Por outro lado, como é muito fácil criar um novo servidor, a solução para isto é ter bem documentado o processo de criar um novo servidor e com isso o problema "está resolvido". Com isto, não recomendo o serviço para soluções críticas.
2) Não tem um serviço de DNS. Isto obriga a usar serviços de terceiros ou criar o seu próprio servidor de DNS que não é uma tarefa simples.
3) É possível que o serviço não consiga se sustentar para sempre com este modelo, mas como já estou ha mais de um ano usando o serviço, já posso considerar que deu certo para mim. E não posso esquecer de fazer backup!

O serviço é o Cloudatcost.com

Nenhum comentário: