domingo, 11 de janeiro de 2015

Retrospectiva de mobilidade

Se tem algo pelo qual sempre busquei, foi a mobilidade.

Em 1987, quando fui comprar com meu pai meu primeiro computador, o que mais gostei era de um trambolhão da marca Sharp que podia ser transportado. Devia pesar mais de 5 kg, mas só pelo fato de poder ser transportado eu já estava gostando. Se não me falha a memória, devia ser este modelo, ou outro do mesmo estilo.





Acabamos comprando um 286 desktop normal com 40Mb de HD e 2Mb de memória, com monitor de fósforo âmbar, nada portátil! Algo parecido com a foto abaixo:




Algum tempo depois, na viagem que fiz para Itália em 1993/1994, encontrei um notebook chamado Olivetti Quaderno, existiam em duas versões, uma com processador XT de 16MHz e outro com processador 386 de 20MHz. Como eu tinha pouco dinheiro e a diferença de preço era muito grande, acabei comprando o XT. Este computador foi chamado do primeiro netbook pois pesava pouco mais de 1kg e era um computador de verdade. Estamos falando de mais de 20 anos atrás! Lamentavelmente usei muito pouco tempo ele pois me foi roubado na estação de trens de Milão durante a própria viagem. Mas nele, consegui instalar um software com as rotas da Europa no estilo do Google Maps de 20 anos atrás que usei durante a viagem.




Em 1998 novamente encontrei um dispositivo portátil, nos moldes de Quaderno mas agora com um Intel Pentium 75 MHz, 16 MB RAM, 810 MB hard disk e tela de 6.1-inch TFT! Pesando 850g! Era o Toshiba Libretto 50 Este sim usei e muito, no final da sua vida chegou a ser um servidor de Web (Microsoft IIS) portátil.




Se passaram 10 anos para voltar a comprar um novo portátil, desta vez foi em 2008 no Chile que encontrei o Sony VAIO VGN-UX480FN. Un notebook de meio quilo! Ele foi lançado pouco antes dos Netbooks, era o momento onde os computadores realmente portáteis estavam começando a se popularizar. O problema do Sony era que sua bateria durava pouco mais de duas horas e sua tela era realmente pequena (4.5") para usar com Windows. 




Por último, a mais recente adquisição eu trouxe do Japão. Das não poucas novidades encontradas por lá,  achei o Lenovo Miix 2 de 8", um computador/tablet com Windows 8.1 com 4 processadores e 2Gb de RAM, HD SSD de 64Gb e entrada para cartão Micro SD onde coloquei mais 64Gb. Para ajudar no uso, já tinha um teclado bluetooth "Microsoft Wedge Mobile Keyboard". A solução ficou muito bonita mas não é tão prático quanto deveria. Acabo precisando colocando para carregar vários dispositivos e preciso "montar" o kit cada vez que preciso usá-lo.. 





A grande vantagem deste computador é que pode ser carregado com carregador comum de celular o que permite ter um carregador externo portátil que da carga por mais de um dia! Comprei este carregador no Japão:


Com isto chegamos à mobilidade total, onde pela primeira vez podemos estar longe de todas as tomadas com um computador por mais de um dia,


Segue abaixo um resumo das características comparando os dispositivos móveis ao longo do tempo:





Nenhum comentário: