sábado, 8 de dezembro de 2007

Virtualização

Tudo bem, vamos imaginar que temos um pen-drive de 1TB, que possa ser acessado por WIFI de alta velocidade. De onde? Como seria acessado, precisaríamos de um computador que poderia ser o N810 da Nokia ou o UX280 da Sony. Mas, se já temos um computador com acesso a internet 3G, para que precisaremos do pen-drive? Poderíamos acessar nossos filmes, música e livros pela internet, onde o HD esteja em algum lugar seguros, com backup diário sem riscos de perdê-lo. Para isto seria melhor que, inclusive que nossos favoritos,e-mails, documentos e planilhas e até a configuração do nosso computador estivesse neste HD.
Parece que até estou inventando algo novo... a Google já está fazendo isto aos poucos, quando entramos no site google.com e usamos nossa conta Google, estamos "quase" ( e ainda falta MUITO) no ambiente de trabalho onde podemos colocar nosso documentos e planilhas, podemos ver nosso mail, a até a agenda. Por que digo que falta MUITO? Porque o espaço é pequeno, 5Gb é 0,5% de 1Tb. Porque não posso colocar minha biblioteca lá, nem a videoteca. Porque o Word e fraco e o Excel é lento!. Porque falta MUITO mesmo ainda.
Temos outras opções que também estão engatinhando como o G.ho.st que tenta ser um computador remoto mas não permite nem ler PDF, muito menos guardar um filme. O mais interessante que achei dele é que como tenta ser um computador remoto, tem um browser interno que nos permite navegar em qualquer site quase que anonimamente. Por outro lado, mesmo usando um processador dual core ele não ficou muito rápido, porque quase todo o processamento é local e o simulador é todo feito em Flash, que somente é flash se o computador também o for. Hoje uma solução que acho melhor que essa é colocar um computador em casa e acessá-lo remotamente com VNC ou LogmeIn, mas continuamos com o problema de assistir nossa videoteca....

Está difícil, continuaremos esperando...

PS: Olha este site oferecendo 50Gb de graça!! Já é 5% do que eu quero...

Nenhum comentário: