quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Portabilidade

Portabilidade? O que é portabilidade? As coisas que usamos são portáveis?
A idéia que eu tenho de portabilidade é que não ocupe espaço e/ou que não incomode de carregar. Nós não nascemos com porta-copos, mas já nos acostumamos a usar roupa, relógio, brinco, óculos e chaveiro. Ultimamente fomos nos acostumando a usar celular, seja no bolso, na bolsa das mulheres ou pendurado do cinto da calça. Com isto temos duas possibilidades, integramos a tecnologia às coisas que já estamos acostumados a usar ou, tentamos fazer com que as pessoas passem a se acostumar a carregar mais alguma coisa com elas.

Hoje, usamos "acessórios" principalmente para nos comunicar com outras pessoas e organizar nosso dia. Aos poucos começamos a usar GPSs para saber onde estamos dentro do planeta. Ainda existem muitas coisas que ainda não conseguimos fazer "portabelmente". Algumas em breve conseguiremos, outras nem tanto.

Para começar, ver um filme numa tela de 5 centimetros não é nada bom, o fone de ouvido resolve o problema do som, mas ainda falta melhorar a imagem. Porqué não fizeram oculos wide-screen ainda? A tecnologia já existe. Será que o óculos também, mas não vingou? Ontem vi que lançaram um óculos para ver filme. Será que vai vingar? Tudo bem, podemos resolver, por enquanto o problema da tela com um notebook, mas e os filmes? Eu gostaria poder carregar comigo os filmes que eu tenho em casa, considerando que eles foram gravados digitalmente, quero carregá-los digitalmente comigo.

Vamos analisar a opções que temos hoje, final de 2007 para carregar os filmes....
A melhor opção que imagino é um pen-drive fazendo parte do meu chaveiro que entendo que estamos acostumados a carregar. Um pen-drive que não muito caro é o de 4G, mas nele não cabe nem um filme! O maior pen-drive que existe tem 128Gb, não é pouco mas ainda está MUITO caro. Eu sempre falo que somente vou ficar satisfeito com meu pen-drive quando ele tiver 1TB. Podemos acrescentar ainda um WIFI padrão "n" para que o acesso fique BOM
Existem sites que hospedam grandes quantidade de GB por um preço relativamente barato como o Dreamhost.com e proximamente o Google, mas o problema destes meios de armazenamento é forma que temos para acessá-los. Com links de 2Mb não é nada bom colocar ou baixar um filme de 5GB. E se queremos ver este filme no carro, ai se torna realmente inviável.

Espero que tenha gostado desta análise.

PS: Valeu Zé Fofinho pela força! :-)

Um comentário:

Doug Vieira disse...

É nós Madera, eu nao fiz nada d+, apenas perguntei sobre a atualização do blog pois eu gosto muito de ler sobre curiosidade e tecnologia e encontrei isso aki...

Espero q agora continue atualizando o mesmo.

Gostei do post, bem interessante, mas pen drive de 1Tb não é muito exagero nao ???? rsrsrs

Valew cara

[]'s e obrigado pela citação

Douglas (vulgo Zé Fofinho)