domingo, 20 de maio de 2018

Magazine

Em 1993, quando cheguei na Italia, tinha como destino inicial um hospital psiquiátrico que aceitavam voluntários. A minha ideia era que ao acabar o dinheiro, pudesse ficar mais um tempo na Europa fazendo alguma coisa neste hospital.

Depois de 40 dias de ter colocado o pé na Sicilia, vendo que dinheiro já estava acabando, me encaminhei para o hospital, em Trieste. Na chegada fui recebido imediatamente por vários voluntários latinos, que trabalhavam com saúde e logo já me arrumaram um lugar para dormir! Isto foi numa quinta-feira, na segunda havia reunião de voluntários junto com o responsável. Eu já fiquei preocupado. Por sorte logo vi muitos computadores na secretaria do hospital, procurei pelo responsável pela informatica e numa conversa rápida me disse que não havia nada que eu pudesse fazer nesses computadores mas que se eu soubesse PageMaker poderia fazer o jornal do hospital.


Na segunda-feira eu já tinha algo para falar na reunião, e foi muito bom! A primeira coisa que o responsável pelos voluntários me perguntou foi, "o que eu estava fazendo no hospital" se eu "não era da área". Argumentei que poderia fazer o jornal do hospital, que já havia falado com o responsável de informatica, ele imediatamente foi falar com ele e voltou me dizendo: "pode ficar". uff!


Nos 6 meses seguintes fui o Compaginatore do jornal "Good News" junto com a jornalista Perla Lusa que era quem escrevia as materias. Meu trabalho consistia em organizar o material que a Perla escrevia, imprimir em folhas A4 e depois xerocar umas 12 folhas A4 em 3 folhas A3. Acho que a edição era de uns 200 jornais. Eu mesmo distribuía pelo hospital as 6 edições que criamos.


O jornal falava sobre o que havia acontecido no hospital e na cidade e eu ainda coloquei o mapa do hospital e alguns horarios dos ônibus que passavam perto. Fora a capa, o "Sommario" e alguma piadinha ou vinheta que eu gostasse.


Foi algo que eu gostei muito de fazer e, lembrando disso estou pensando e gerar uma revista digital mensal, certamente não sera sobre o usuários de hopital psiquiátrico, entendo que sera sobre novas tecnologias e de coisas que eu venha aprendendo.


Acho que uma historia off-topic como esta acima pode ser incluída, não é?

Nenhum comentário: